EurUsd - 30/03/2010 - Aprimorar S/R

|

Bom dia. Temos vindo a seguir as nossa linhas de suporte e resistência baseados no gráfico diário. Como temos visto, estas linhas têm vindo a ser respeitadas com alguma fidelidade. Estas linhas S/R diárias reflectem pontos de inetercepção de topos e fundos com uma longevidade assinalável, podendo nós ter como referência pontos referentes até 5, 10 ou mais anos atrás. Quero dizer que fazemos o registo dos pontos mais antigos com os mais recentes em termos de análise do gráfico diário, e, iremos actualizando á medida que vão surgindo pontos mais recentes. No gráfico acima estes pontos (diários), estão desenhados a vermelho.
No entanto e de modo a aprimorarmos as nossas entradas, poderemos baixar ao gráfico de 4 horas desenhando esses pontos de intercepção conforme linhas azuis no gráfico acima. Para que nos servem estas linhas? Indicam-nos em relação a um passado recente, as zonas que o par tem respeitado, permitindo efectuar a nossa entrada com maior acuidade. Estas linhas servirão de "ponto de mira", que mais fácil se tornarão de interpretar quando de seguida efectuamos a nossa entrada em gráficos com timeframes mais baixas, como por exemplo de 1 hora 30, 15 ou 5 minutos, conforme o modo de operar de cada um.
No gráfico acima não é possivel visualizar o ecrã completo da plataforma, no entanto ao estarem diante da vossa plataforma a analisar o ecrã completo, melhor se aperceberão do que está por trás do desenho destas linhas.
Como sempre disse iremos perder algumas entradas, no entanto teremos que ter uma estratégia e, mais importante, respeitá-la. Não podemos andar constantemente a alterar a nossa estratégia, pois como em linguagem futebolistica se poderá traduzir, nunca conseguiremos obter um "fio de jogo". Agora, teremos que ter em atenção que a nossa estratégia terá que ser adaptada ao momento que achamos na nossa análise do mercado, como por exemplo, se estou a favor ou contra a tendência principal, a volatilidade do par em determinado momento, os dados económicos que estão para sair, e principalmente a forma como estou a operar; se efectuo entradas mais arrojadas ou se espero por um elemento substancial para o efectuar, como por exemplo a "possivel candle de inversão", ou ainda se estou a efectuar entradas com base no gráfico de 5, 15, 30 minutos ou 1 ou 4 horas ou até mesmo no gráfico diário.
A nossa estratégia deverá obedecer á analise de todas estas circunstâncias, para podermos criar o tal "fio de jogo" e possamos adaptá-lo ao "momentum" do nosso adversário.
  

2 comentários:

Joel Pinto disse...

Boa tarde. Também já me tinha lembrado de efectuar esse tipo de "adaptação" das linhas de suporte e resistência para melhor calcular as entradas e saídas, pelo que gostaria de saber se poderá colocar os valores das que colocou na sua análise para verificar se coincidem com a minha análise!? Para além disso e se possível, gostaria de saber se poderá confirmar a minha opinião sobre o estado actual do par: terminada a última tendência de baixa com a presença mais ou menos clara de 5 ondas para curto, estaremos agora no final da primeira onda de correcção a qual teve o pico máximo em fibo 50%?

Grato pela atenção e uma vez mais os meus parabéns pelo blogue que estará certamente a ser muito útil para a aprendizagem de futuros traders.

José Loureiro disse...

Olá Joel,
As linhas desenhadas são muito faceis de identificar ao analisar o ecrã completo, de qualquer forma o valor das que estão desenhadas são sensivelmente a 1.3548 - 1.3532, sendo que estas 2 informam-nos da zona de resistência e a outra a 1,3435 indica-nos a linha de suporte imediata, onde poderemos fechar parte da nossa posição. No entanto, as linhas mestras para mim são as desenhadas no gráfico diário, servindo as de 4 horas apenas para poder aprimorar as entradas em algumas situações.
Em relação ás ondas Elliot ou retrações Fibonacci, não têm grande peso na minha análise, o que não quer dizer que não sirvam de reforço nos casos em que coincidem com a minha estratégia principal.
Neste momento ao analisarmos o gráfico diário,verificamos que o par está a fazer uma correcção. Agora..., já a terminou? em vez de correcção poderá ser inicio de inversão de tendência? Não sabemos. No entanto estamos perante a possibilidade de hoje(31/03) o par efectuar um duplo topo, o que poderá indicar nova descida dando continuidade a esta tendência de baixa.Estou mais inclinado para esta situação. Assim sendo, estaria neste momento em condições de entrar com uma venda, ou sendo mais cuidadoso, esperar que finalize esta candle de 4 horas(ás 16H00), com o intuito de que seja esta a nossa candle de inversão.

Enviar um comentário

 

©2009 Forex Portugal | Template Blue by TNB