EurUsd - 07/01/2010 - Conceitos

|


Bom dia. Como poderemos constatar o par enveredou pela subida indo testar a resistência a 1,4451, onde voltou novamente á descida. Continua de pé a nossa análise inicial que é a descida do par pelo menos até ao suporte 1,4199. Como ontem dissemos, a forma de gerir a movimentação da Stop Loss depende da forma de estar de cada um. Pegando nos possiveis cenários de movimentação de SL ontem abordados, após termos fechado uma parte da posição com +/- 90 pips de ganho, teriamos aqui vários desfechos.  

1- Não mexer na SL uma vez que já tinhamos a posição inicial em corrida livre. Situação actual: estariamos ainda com o restante da posição aberta esperando alcançar o objectivo inicial.

2- Movimento da Sl para o breakeven: teriamos acrescentado mais 1 ou 2 pips de ganho e a posição estava fechada

3- Movimento da SL para o topo no gráfico de 1 hora: teriamos ganho mais 30 ou 40 pips e a posição estava fechada.

Todas estas situações terão de ser encaradas como uma entrada vitoriosa, embora possam causar reacções diferentes. Conforme o par está neste momento vamos evidenciar alguns tipos de reacções possiveis. Por exemplo o investidor A optou pela 1ª situação ou seja não mover a SL. Se o estivéssemos a acompanhar(sem que ele nos visse) provavelmente quando o par subiu próximo da resistência a 1,4451, estariamos a ouvir este investidor a dizer umas asneirolas e a lamentar-se por não ter movido a SL de forma a garantir mais algum lucro. Em simultãneo colocámos videovigilância no investidor B que optou pelo breakeven ou por ter colocado a SL num topo do gráfico de 1 hora. na mesma altura aquando da visita do par ao nivel de resistência 1,4451 este investidor estaria a vangloriar-se por ter tomado a opção certa, saltando-lhe uns resquicios de vaidade por ter compreendido a movimentação do par.

Agora, continuando a observá-los, neste momento os papeis estariam invertidos e teriamos o investidor A:

 -Afinal fiz bem em aguentar a SL. Eu sabia que a minha análise não me iria atraiçoar. Tenho que reconhecer que já estou a dominar este mercado.

Por outro lado teriamos o investidor B após ter dito umas asneirazitas:

- ... logo eu não deixei a operação em corrida livre, afinal ainda não domino isto como pensava...

A partir deste momento cada um, vangloria-se ou lamenta-se em função da respectiva tomada de posição.

O que quero dizer com isto? Que deveremos estar presentes neste mercado com o melhor equilibrio psicológico possivel, sendo que nenhuma das reacções atrás descritas contribuirá para atingir esse estado. 

Então algumas notas poderemos tirar desta explanação:

- Após uma tomada de posição nunca vir a lamentar-se em relação ao trajecto futuro do par. Ao invés conforte-se com a ideia de que quando tomou essa posição foi em resultado da análise consciente com os elementos que tinha nesse momento.

- Pela mesma razão nunca vangloriar-se, tendo como base a perspectiva de que o faz pensando que já domina o mercado, pois esse excesso vitaminico virá a causar-lhe desgostos aquando da próxima perda.
- È exigivel bastante frieza. Não seja tão fleumático ou irrequieto ao ponto de estar a interrogar o par constantemente. Vou ilustrar com um exemplo: suponha que é vendedor de determinado tipo de produto. Aborda o seu possivel cliente e inunda-o com perguntas, muitas delas inclusivé sem grande relacionamento com o seu produto. Está a criar muito ruido na negociação, pois esta perde clarividência e, dependendo da forma de estar do seu possivel cliente, este poderá estar só a espera da melhor oportunidade para o "despachar". Se por outro lado ao fazer a abordagem ao cliente explanar de uma forma simples e clara os seus propósitos(determinar a entrada quanto a valores e objectivos), se fôr bom ouvinte de forma a perceber o que efectivamente o cliente quer(analisar o gráfico e tentar perceber o que ele nos diz), finalmente colocar a ou as perguntas adequadas(será a nossa entrada a que o par irá responder mais calma ou rápidamente, a favor ou contra). "Hora certa no sitio certo".

- Muitas vezes estes desequilibrios emocionais fragilizam a nossa capacidade de raciocinio, induzindo-nos a cometer erros na tentativa de solucionar estas situações conflituosas, sendo que muitas vezes
o erro não está no que fizémos, mas sim no que vamos fazer em consequência do erro que pensámos que fizémos. "Não ao arrependimento"

Bom, muitas outras coisas haverá para dizer em relação a postura mental, quanto a mim o mais importante para que se possa triunfar neste mercado, sendo que isto veio por arrasto a propósito da movimentação da SL.

Finalizando este post que acabou por ser mais extenso que o previsto, resta dizer que independentemente de ter a entrada anterior ainda aberta ou já fechada conforme opção da movimentação da SL, poderiamos ter efectuado nova entrada em venda, quer de uma forma mais arrojada aquando do teste á nossa zona de resistência a 1,4451, quer através da nossa estratégia de possivel candle de inversão onde teriamos entrado 10 pips abaixo do minimo da antepenultima candle visivel no gráfico. Vamos ver

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©2009 Forex Portugal | Template Blue by TNB