EurUsd 21/01/2010

|

Bom dia. Nos gráficos anteriores(19/01/2010) tinha assinalado um nivel de suporte em que o par já tinha efectuado 5 ou 6 testes. Poderiamos ter arriscado uma compra nesta zona, partindo do pressuposto que o suporte iria segurar de novo o movimento do par. Caso o tivéssemos feito teria resultado numa perda ou na melhor das hipóteses numa saida em breakeven. Voltando a analisar aquele suporte poderemos verificar que funcionou 5 ou  6 vezes, mas... depois destes testes quebrou a resistência 1,4450/76, tendo de seguida enveredado por entrar em descida acentuada. Logo, poderiamos considerar que estariamos na presença de uma nova etapa em que o par, uma vez que já tinha saido do canal não iria respeitar o passado recente imediato. Daí eu ter mencionado para estarem preparados para Apagar, Limpar e voltar a desenhar.

Em relação a estas entradas, teremos que ter sempre em atenção que partimos do principio de que os niveis de Suporte e Resistência irão fazer com que o par inverta o sentido. Nesta situação o que estamos a fazer?  Estamos a fazer um teste ao par, ou seja vamos experimentar a eficiência de determinado nivel. Se o teste é bem sucedido, tanto melhor para nós, caso contrário... pagámos para fazer um teste. E é aqui que teremos que operar de forma clara assumindo á partida que estamos a pagar para testar o par. Logo, após a nossa análise decidimos onde iremos efectuar a nossa entrada, de seguida achamos qual o valor da nossa Stop Loss, sendo este o valor a pagar para fazer o teste ao par. Esta forma de estar ajudará a estar no mercado com um maior equilibrio mental. Como já anteriormente mencionei uma expressão que apanhei por ai e de quem não conheço a autoria mas que concordo plenamente que é: não estamos neste mercado para ávidamente tentar ganhar dinheiro... estamos neste mercado para fazer o nosso trabalho... se este fôr bem feito,... seremos compensados.  
Segundo estatisticas que circulam pelo meio, apenas 5 a 8% conseguem ganhar neste mercado. Então interroguemo-nos sobre a seguinte situação: Temos 100 investidores. Sem qualquer análise em determinada altura 50 entram com uma compra e os outros 50 entram com uma venda sem qualquer Stop Loss. Logo 50% irão ganhar e 50% irão perder. A lógica diz-nos que de facto a resposta é esta. Então porque apenas 5 a 8% são vencedores? Não entrará aqui a nossa forma de estar no mercado? Não será aqui que é necessária uma postura mental equilibrada que nos impeça de andar aos saltos sem nexo?

Que conclusão tirar?

Teremos que ser metódicos e disciplinados, assumindo sem sentimento de culpa qualquer entrada que não tenha corrido como previmos. Uma situação é estarmos sempre preparados para inverter a nossa análise anterior, sendo implicito que terá que existir uma nova análise que nos faça mudar de atitude, ou pelo menos na análise anterior definir(de forma racional): se acontecer isto... faço isto, se por outro lado acontecer aquilo... faço aquilo.

Portanto, teremos que fazer o nosso trabalho, ao invés de andar desordenadamente atrás da movimentação do par.

Sabemos que não é fácil:

Ser destemido e... ter medo

Ser racional mas... baquear durante uns segundos

Ter grande autocontrole mas... vir a conhecer-lhe o limite

Na sequência desta análise comportamental, acho ser de bom senso nesta fase inicial entender o valor da possivel perda numa entrada... a fundo perdido. Paga determinada importância para efectuar um teste á sua análise. Só isto. O mercado não foi de encontro á sua análise... não perde mais nada, pois já pagou antecipadamente. Evitará o sabor da derrota que na maior parte das vezes nos afecta o comportamento aquando da nossa confrontação com o facto.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

©2009 Forex Portugal | Template Blue by TNB